Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

ENTREVISTA com Jaqueline Camargo, poetisa paulistana

 

ENTREVISTA com Jaqueline Camargo, poetisa paulistana

 

17 de setembro de 2021

Douglas Jefferson, bacharel em Filosofia


Foto por: Gustavo Biolcatt.

 

            Jaqueline Camargo, paulistana nascida em 1999, é poetisa e estudante de Psicologia. Em 2015, abriu sua página de poemas no Facebook, a Poemarcante – hoje, com mais de 50 mil seguidores. Há alguns meses, agora em 2021, a página saiu do mundo virtual para as páginas de um livro físico, publicado pela Editora Laranja Original.

            Para entender melhor seu estilo e temas literários, deixo a seguir o prefácio do livro, que escrevi em setembro de 2020:


“Jaqueline Camargo Moreira, aqui, desvela seu coração aos olhos do devir. Um coração a pulsar, antes de tudo, ecos de vida, sua, na coexistência de pares, ímpares e múltiplos. Fragmentos de lembranças, sensações, desejos – que passam pelo filtro da magia, que todo poeta carrega: pó de ouro a rutilar essência de instantes. O poema se desabitua ao imprevisível da espera e eclode em letra após letra, pontos, vírgulas e silêncios. Em cada página, somos puxados para o núcleo de instantes cadenciados pelos recortes daquilo que brota no badalar do tempo. Em reflexo com o verso, contemplamos nossa face, pelos caminhos do acaso ou do universal, onde a essência humana nos habita. E, assim, caímos duas vezes: no poema e em nós, para dentro, fundo, bem fundo.

Com Jaqueline, a palavra se empatiza – abraça, acolhe – às dores do homem e da mulher de nossos dias. No hall de seus temas, emprega forte influência da Psicologia, sua área de estudo, dentro do meio acadêmico. É um traço que assinala sua linguagem e problematiza, de forma coerente, o cotidiano, costumeiramente trincado pelos baques de uma sociedade irrefreável, consumida por parâmetros inalcançáveis, muito em conta das redes sociais. A poesia, no caso, vem de modo a clarear a consciência, expurgar espinhos, empoderar e construir as vias do perdão: “cuide-se, ame-se”.

Cada capítulo, um andar. Cada andar, uma vibração nova. Descobrimos, atrás de portas, segredos deixados por incêndios de efêmeras e intensas paixões, cicatrizes de conflitos (entre razão e emoção), suspiros, lágrimas, ausências. Seguindo, uma luz no fim de cada verso – a indicar a peça-chave na resolução do quebra-cabeça, quando não um tapa, doses de realidade, a nos despertar.

Que este livro seja o início da aventura literária na carreira de Jaqueline, esta mui prolífera e talentosa poetisa, que admiro e desejo os mais floridos votos de sucesso.”

 

Hoje, ela bate um papo com a gente e conta um pouco do seu processo criativo, os desafios de lançar um livro em plena pandemia e seus planos para o futuro.


DOUGLAS: Antes de começar, muito obrigado pela entrevista. Como está sendo a experiência de publicação do seu primeiro livro, em plena pandemia de covid?

 

JAQUELINE: Primeiramente, gostaria de agradecer o espaço na Moça você é mais poesia que mulher, página muito querida por mim. Indo a sua pergunta, sempre idealizei publicar meu livro presencialmente e poder ver o sorriso daqueles que torciam por mim e me apoiavam. A pandemia de covid-19 não foi e nem está sendo um momento fácil para ninguém, porém o nascimento de um projeto tão grandioso foi o combustível para ressignificar um período em que as pessoas precisavam de algum conforto e o melhor que eu poderia oferecer em um tempo caótico era minha poesia, ali, materializada em livro como eu sempre sonhei. Não foi como eu imaginava, mas aconteceu quando eu mais precisava e ao lado, mesmo que distante, daqueles que ansiavam por isso tanto quanto eu. O lançamento foi através da live que ainda se encontra disponível na página, foi emocionante!

 

DOUGLAS: Poderia nos contar um pouco sobre como surgiu a “Poemarcante”, sua página no Facebook, e como, a partir dela, nasceu a sua vontade de materializar os poemas em livro?

 

JAQUELINE: Surgiu de forma espontânea, estava iniciando a exposição dos meus poemas para os amigos mais íntimos e tive o incentivo para criar a página. Comecei a publicar por hobby e não tinha pretensão de alcançar tantas pessoas. Com o crescimento da página, percebi que precisaria registrar os meus poemas, pois a internet é uma terra sem lei, muito suscetível a plágios. Em 2016, organizei uma pequena obra em um arquivo impresso e registrei na Biblioteca Nacional no escritório de direitos autorais. Desde então, surgiu em mim o desejo de publicar um livro um dia e materializar uma obra pública.

 

DOUGLAS: A poesia vem ganhando novas formas e significados com a internet. Como é fazer poesia em um mundo tão imediatista e conectado?

 

JAQUELINE: É um desafio, visto que é necessário sentimento, inspiração e até mesmo ócio criativo para sublimar em versos os afetos, as dores e os desarranjos da vida. Em um mundo imediatista onde os likes são mais importantes que o conteúdo, onde as informações se atravessam e se multiplicam, fica difícil acessar aqueles que buscam um conteúdo como o meu, que não se produz do dia para a noite, mas no momento exato em que a inspiração surge.

 

DOUGLAS: Seus poemas revelam um olhar minucioso sobre o espírito humano. De onde você tira inspiração para escrever tantos belos versos e como sua formação na área da Psicologia influencia na sua arte?

 

JAQUELINE: Minha inspiração surge do cotidiano, das histórias próprias e de outros, da aventura passageira e curiosa que é viver. A Psicologia é um atravessamento em alguns poemas que envolvem questões de autoestima, sentimentos comuns, busca por um propósito, culpa, empoderamento e outros paradigmas que permeiam a mente humana. Tanto na poesia quanto na psicologia é preciso uma alma empática capaz de sentir minimamente o que o outro sente para auxiliar na jornada do autoconhecimento e do acolhimento do outro.

 

DOUGLAS: O que espera do futuro? Consegue se imaginar a escrever poemas daqui algumas décadas? E a sua carreira profissional, tem algum norte estabelecido?

 

JAQUELINE: Quero continuar a escrever sempre que a poesia bater na porta da aorta e adentrar o meu coração. Espero seguir no meu propósito de impactar vidas positivamente, independente da minha carreira profissional. Como psicóloga e poetisa, esse espírito faz parte da minha essência.

 

DOUGLAS: Como de costume aqui no blog, poderia nos indicar alguns dos seus livros e filmes favoritos? E o que você anda lendo atualmente?

 

JAQUELINE: Como indicação de leitura, deixo Mulheres que Correm com os Lobos da Clarissa Pinkola Estés, psicóloga Junguiana, poeta e escritora norte-americana. Um livro magnífico que traz uma visão bem esclarecedora da essência selvagem da mulher, muito silenciada por padrões da sociedade que traçam nosso destino por nós mesmas. Embarcar nesse livro é uma jornada para dentro do seu próprio ser, rumo a descobertas incríveis.  Atualmente, tenho me envolvido mais em leituras acadêmicas da graduação e pretendo começar a ler A coragem de ser imperfeito de Brené Brown.

 

DOUGLAS: Como os leitores podem comprar o seu livro e qual o preço dele?

 

JAQUELINE: Meu livro Poemarcante se encontra disponível no site oficial da editora Laranja Original R$ 46,00 + frete. Para adquirir o exemplar com dedicatória é só entrar em contato comigo por direct do Instagram, Messenger do Facebook ou pelo e-mail: moreirajaqcm@gmail.com. Fica no valor de R$ 55,00 com frete incluso para todo Brasil.

 

Link de compra: https://www.laranjaoriginal.com.br/product-page/poemarcante

Página Poemarcante, no Facebook: https://www.facebook.com/poemarcante


 

 

SETEMBRO

 

"Setembro

Se bem me lembro

Um ano inteiro me perdi

 

Janeiro inteiro prometi

Te esquecer até dezembro

Mas é setembro, e não esqueci

 

E se o ano terminar

E eu ainda te amar

Espero até julho

 

E em vez de prometer

Juro que vou esquecer

Até agosto chegar

 

Até agosto

Esqueço o teu rosto

Esqueço o teu gosto

 

Mas se ainda me lembrar

Rasgo o calendário

E me esqueço de te esquecer".

 

Jaqueline Camargo

in Poemarcante (Laranja Original, 2021)

 

FONTES: Livro Poemarcante, de Jaqueline Camargo (Editora Laranja Original, 2021); PY, Renata. Entrevista Jaqueline Camargo - Livro Poemarcante in Laranja Original (site oficial). Disponível em: laranjaoriginal.com.br/single-post/entrevista-jaqueline-camargo-livro-poemarcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas