Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Calma, eu tô errado


Ter razão é um hábito que cada vez mais venho tentando perder, assim como o costume de comer M&M's uma cor de cada vez.

É algo que meu subconsciente já vinha tentando me mostrar faz tempo. Sempre acontece quando tô com um café na mão e um estranho passa olhando pra baixo, mais especificamente pra tela do celular, se esbarra em mim e lá vai café na minha camisa branca. Eu prontamente sempre peço desculpas e depois me pergunto qual a razão de ter sido eu quem pediu perdão (desculpa por existir, eu acho?). Bom, de qualquer maneira, valeu subconsciente, tô te devendo uma.


Querer ter razão sempre é ser aquele tio chato que ninguém aguenta. Primeiro, você se desgasta numa tentativa frustrante de convencer o outro e depois vê que não vale a pena. É uma briga boba com a namorada, ou uma discussão mais seria com um amigo de que Messi é melhor que o Cristiano Ronaldo. No fim, é como aquela batida entre dois carros no trânsito em que ambos estão cobertos de razão.

-Você não deu a seta.
-Você é que entrou feito um louco!

Assim se prolonga até a autoridade policial chegar, fazer a perícia, descobrir que o dois tão errados e alguém sem graça propor

- Cada um paga o seu então?
- Beleza.

Só que na vida cotidiana não tem nenhuma espécie de perícia técnica pra dar o veredito. Enquanto isso, a discussão se prolonga e desenterra coisa que já deveriam ter sido esquecidas.

- Você pensa que eu não lembro que você comeu aquele chocolate que eu tinha guardado no armário!?

Aí pronto, ninguém mais ganha. Você começa a ressaltar os defeitos da pessoa. Ela não só está errada, como é rancorosa e egoísta. Ou então: - olha como ele é desleixado e prepotente. Assim, o brilho dela se apaga, esquecido num mar de argumentos. A quem cabe a vitória do embate fica uma sensação de dissabor. Você se sente alguém pior, "eu fui capaz de tudo aquilo só pra estar com a razão?"

Por esses motivos decidi guardar minhas convicções e contrarrazões comigo. Prefiro ser apontado como "olha o cara que tá sempre errado em tudo! Mas quer saber? Ele até que é gente fina, vamos chamá-lo pra sentar aqui com a gente!".

É melhor usar o tempo de uma eventual discussão pra lembrar os bons motivos do porquê quero aquela pessoa junto de mim, mesmo ela dando umas mancadas às vezes. E se você acha que eu to errado, bem, tudo bem também. Provavelmente é você que está com razão.


Autor(a):
Caio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas