Últimas postagens

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

É QUASE MEIO DE JANEIRO

IMAGEM: pixabay.com

É quase meio de janeiro:

O bafo quente do verão solta todos os insetos!

É pernilongo, mariposa, barata

Marchando pra tudo “qué” lado, como num protesto.

Bicho voando ou se espreitando,

Atropelando tudo o que tem pela frente,

Ganhando espaço de tu,

Ganhando espaço de mim,

Ganhando espaço de gente.

Saem dos esgotos, dos campos, dos ninhos,

E vão invadindo os aposentos humanos.

“Até em minha cama já subiram” – conta fulano,

“Até em meu banho” – conta sicrano.

Compartilham o mesmo piso, o mesmo quarto,

Assoalho, cimento, terra, azulejo, não importa;

Tem barata até atrás da porta!

Mas também tem bicho maior, bicho de asa e pena.

É passarinho bebericando na vasilha do cachorro,

Defecando sobre as roupas no varal,

(As bermudas pedindo socorro,

Minha toalha: alvo em potencial)

Disputam lugar com o gato

Comendo os restos de comida do almoço.

Certo dia, pousaram em meu prato.

Noutro, comeram abacate,

— Meu Deus, sobrou só o caroço!

“Poxa moço” – pensa o passarinho

“Vivo também sou,

Sede também sinto,

Esse calor também me mata,

Repito e não minto.”

Comovido pelo olhar dócil do bichinho,

Desbloqueio sua passagem,

Pego um pedaço de pão e ainda lhe dou um pouquinho.

Mas, com barata, não há diálogo, não.

Bicho invade meu quarto, e vem todo valentão,

“Moras aí tu, – pensa a barata –

Mas viva também sou,

Sede também sinto,

Esse calor também me mata,

Repito e não minto.”

Sem conversação, ela parte para cima

Em batalha de domínio,

Correndo em disparada

Em meu humilde domicílio.

A porta está aberta e a vassoura em minha mão,

Mostro-lhe a saída:

— Chega de atuação!

Lá fora, suas amigas, só restam a esperar.

Baratas e mais baratas paradas estão,

Ansiosas para aqui entrar,

Mas, afinal, é compreensível

O porquê de tantos manifestos.

Já é quase meio de janeiro.

O bafo quente do verão solta todos os insetos!

 

Douglas Jefferson, bacharel em Filosofia

2 comentários:

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas